metropoles.com

Conass faz apelo pela obrigatoriedade de máscaras: “Indispensável”

Presidente do Conass e secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula reitera que o uso do equipamento deve ser indispensável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Carlos Eduardo Lula
1 de 1 Carlos Eduardo Lula - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou, nesta sexta-feira (8/10), um pedido para que gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) mantenham a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para prevenir a Covid-19.

O texto, assinado pelo presidente do Conass e secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, reitera que o uso de máscaras deve ser “estratégia indispensável ao sucesso de nossos esforços contra a pandemia”.

A nota é uma reação às medidas para desobrigação do uso de máscaras, anunciadas nesta semana por cidades e estados de diversas regiões do país.

Na quarta-feira (6/10), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que analisa quando e se vai desobrigar o uso do item de proteção. O anúncio sobre a decisão será no dia 18 de outubro.

A Prefeitura de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, desobrigou o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos e fechados nessa terça-feira (5/10).

O Ministério Público e a Defensoria Pública do estado pediram ao Tribunal de Justiça que a medida fosse suspensa. As promotoras responsáveis pelo caso alegaram a baixa cobertura vacinal na cidade e a falta de embasamento científico para a liberação.
Em nota, o presidente do Conass citou exemplos de países que derrubaram medidas restritivas e o uso de acessórios de proteção facial e enfrentaram, posteriormente, o aumento de casos e óbitos por Covid-19.
2 imagens
País encontra estabilidade no número de mortes por Covid-19
1 de 2

Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão e presidente do Conass

Reprodução/Redes Sociais
2 de 2

País encontra estabilidade no número de mortes por Covid-19

Fábio Vieira/Metrópoles

“É preciso que estejamos atentos às experiências frustrantes de alguns países que, acreditando ter superado os riscos, suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscaras, afrouxaram as medidas de prevenção e, por isso mesmo, tiveram recrudescimento importante do número de casos e de óbitos, obrigando-os a retroceder”, pontuou. Carlos Lula frisou que o momento atual exige “cautela e prudência”. Segundo o secretário de Saúde, a proteção da população não deve ser deixada de lado para priorizar outros interesses.

“Outros interesses que não os da proteção da população não podem se sobrepor à salvaguarda de nosso mais importante patrimônio: a vida e a saúde de todos os brasileiros”, concluiu.
Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na quarta-feira (6/10), que não falta muito para o brasileiro saber quando e como ocorrerá a recomendação federal para a desobrigação do uso de máscaras, mas evitou precisar uma data. “Em breve nós vamos anunciar”, disse.

“A ideia é fazer isso de forma gradual, ao ar livre, né? Por exemplo, em um estádio de futebol, um evento. Então, tem que ver o número de público, enfim”. O chefe da Saúde reforçou que tais questões são tratadas pela área técnica da pasta e logo será informado.

Sobre a liberação em locais como Duque de Caxias e São Paulo, Queiroga comentou: “Cada cidade tem um momento epidemiológico diferente, né? E um ambiente pandêmico, né? É um ambiente de grande efervescência, política, social, sanitária. E todos nós ficamos muito ansiosos com essa questão da pandemia. Vamos trabalhar pra trazer mais tranquilidade sanitária ao país. É isso que eu tenho trabalhado fortemente”.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?