metropoles.com

Conass cobra campanha intensiva para atingir cobertura vacinal de 90%

Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), gestores locais alertaram para risco de aumento de casos de Covid no 2º semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mulher de óculos e máscara mostrando agulha com vacina
1 de 1 Mulher de óculos e máscara mostrando agulha com vacina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A campanha de vacinação contra a Covid-19 está estagnada. Apesar dos bons números (77,1% dos brasileiros receberam as duas doses até o momento), o ideal seria ter uma cobertura vacinal de 90% ou mais da população totalmente imunizada.

Por conta disso, em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) nesta sexta-feira (27/5), o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, defendeu uma campanha de vacinação intensiva para preencher lacunas e reforçar a proteção contra possíveis novos surtos.

“Precisamos entender que o cenário do segundo semestre pode ser de risco se nós não assumirmos uma grande campanha nacional de vacinação para alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal em 90 dias”, afirmou.

Fernandes também ressaltou a capacidade da estrutura brasileira para intensificar a vacinação, com imunizantes e salas de aplicação. O assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, ressaltou o risco de um novo aumento de casos nas próximas semanas e consequente aumento de internações e óbitos.

Em boletim divulgado nessa quinta-feira (26/5), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que a incidência da enfermidade está em alta em todo o país.

Segundo o Boletim InfoGripe, 48% das ocorrências de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registradas nas últimas quatro semanas são em função da Covid-19. Em relação aos óbitos por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao coronavírus.

A análise aponta que 18 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?