metropoles.com

Conad recomenda regulamentação da cannabis medicinal e do cânhamo

Proposta inclui urgência na regulação da cannabis e do cânhamo para fins de saúde e indústria, com foco na celeridade do processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher adulta segura uma garrafa de óleo sbd com uma pipeta nas mãos enquanto está sentada na mesa da cozinha
1 de 1 Mulher adulta segura uma garrafa de óleo sbd com uma pipeta nas mãos enquanto está sentada na mesa da cozinha - Foto: Getty Images

O Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad) aprovou, nesta sexta-feira (13/12), por unanimidade, a recomendação para a regulamentação urgente do cultivo e uso da cannabis para fins medicinais e científicos, além do cânhamo para fins industriais.

A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária, marcada pela apresentação do relatório do Grupo de Trabalho para a Regulamentação da Cannabis (GT Cannabis), criado no primeiro ano da atual gestão federal.

O Conad, que é o órgão superior do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, reúne de forma paritária representantes do governo federal e da sociedade civil, responsáveis por debater e aprovar diretrizes relacionadas à política sobre drogas no Brasil.

A proposta aprovada visa dar celeridade ao processo de regulamentação, determinando a criação de uma Comissão Técnica Interministerial, coordenada pelo Ministério da Saúde, para definir os parâmetros da regulação.

Potencial industrial do cânhamo

No caso do cânhamo, o relatório do GT detalhou o potencial de aproveitamento das fibras da planta para diversos setores da indústria.

Entre as aplicações estão a produção de cordas, papel, vestuário e insumos para construção civil. A planta também pode ser utilizada para a fabricação de biocombustíveis.

Além disso, o cânhamo pode ser usado na produção de cosméticos, produtos de higiene pessoal, suplementos alimentares não intoxicantes e produtos de uso veterinário sem fins medicinais.

Para esses produtos, o relatório estabelece que as formulações devem conter apenas níveis residuais de Tetrahidrocannabinol (THC), substância psicoativa presente na cannabis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?