Conab: produção de carne bovina deve cair ao menor nível em 20 anos
Também há expectativa de o consumo de carne cair no país, e chegar a níveis abaixo do registrado em 26 anos, com 24,8 kg por pessoa em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
A produção de carne bovina deverá terminar 2022 com o menor patamar em mais de 20 anos, com 8,115 milhões de toneladas. São projeções divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira (1º/8).
Em contrapartida, é esperado um aumento para as exportações de carne bovina na ordem de 15%, sendo estimado em 2,84 milhões de toneladas. As exportações de carne de frango também devem crescer 6% neste ano e atingir um novo recorde, com 4,7 milhões de toneladas enviadas.
Levantamento da Conab indica que a expectativa é de que o consumo de carne bovina atinja o menor nível nos últimos 26 anos, com 24,8 kg consumidos para cada brasileiro neste ano. É o menor grau desde o início da série histórica, em 1996. Em 2006, a oferta per capita atingiu 42,8 kg por habitante durante o ano.
“A produção de carne bovina tende a manter o comportamento de redução na oferta, uma vez que a demanda no mercado interno está desaquecida”, afirma a Conab. O balanço da companhia indica que o mercado interno ficará com aproximadamente 65% da produção de carne bovina do Brasil.
Aves e suínos
A produção de aves deve se manter próxima a 15 milhões de toneladas este ano e com uma disponibilidade de 48,6 kg consumidos por cada brasileiro neste ano.
No caso de suínos, é esperada a maior produção para a série histórica, sendo estimada em 4,84 milhões de toneladas, um acréscimo de cerca de 3% na oferta do produto quando comparado com o ano anterior.
A exportação de carne suína apresenta uma leve desaceleração em decorrência da recuperação da produção chinesa. Dessa forma, a venda do produto para o exterior aponta uma redução de 2%, sendo estimada em pouco mais de 1 milhão de toneladas.
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina e sede de gigantes do setor, como JBS, Marfrig e Minerva.