metropoles.com

Comunidade árabe de Anápolis (GO) recebe destaque em exposição

Evento tem apoio da Prefeitura de Anápolis (GO) e vai até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Victor Augusto/Prefeitura de Anápolis
goias exposicao arabe anapolis
1 de 1 goias exposicao arabe anapolis - Foto: Victor Augusto/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec), a 55 km da capital goiana, abriu exposição inédita, “Os 120 Anos da Presença Árabe no Coração do Brasil”,  no Espaço Cultural do Turismo. O evento ocorrerá até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A realização é do Instituto Jan Magalinski e Vivendo a História, com apoio da gestão municipal.

A exposição é elaborada sob curadoria do historiador Jairo Alves Leite. Segundo ele, em 13 de abril, está programada uma palestra. “Apresentamos na abertura do evento o livro biográfico de Mounir Naoum, do professor Pedro Sahium, e contamos com a presença de todos no próximo mês”, afirmou.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, “essa é uma grande oportunidade de conhecer a história, de tirar dúvidas e curiosidades sobre a comunidade árabe em Anápolis, que tanto colaborou para a construção e progresso do município”, disse.

O participante Léo Morais é fã de exposições e afirmou que “saber mais sobre as moedas e cédulas árabes e ver registros fotográficos com personalidades históricas ajudam em nossa formação”. A abertura oficial contou com as presenças de representantes árabes, dentre eles o Sheik Nasser Sahim, do Centro Islâmico de Anápolis, além de historiadores, escritores e profissionais de comunicação.

O jornalista Guilherme Verano, palestrante da noite, destacou a experiência que teve em entrevistar famílias árabes na cidade. “A preservação da memória cultural e histórica é relevante e fundamental para qualquer nação. Feliz pelo convite e por compartilhar este momento”, disse. Ele falou ainda sobre o CEITec, da Prefeitura, e a importância do espaço para a cidade. “Fiquei impressionado. É um local destinado aos projetos do futuro, para lançar um olhar no passado através das obras literárias, fotografias e peças de temática árabe, além da exposição de moedas e cédulas sob a curadoria do numismata Fernando Ganim”, ressaltou Guilherme, que também é escritor.

O livro apresentado, “A Presença Árabe em Anápolis”, já foi doado para todas as escolas do município, fruto de uma parceria com o escritor e atual presidente da Academia Goiana de Letras, Ubirajara Galli. O agrônomo João Asmar Júnior também participou do evento e evidenciou a trajetória e história de seu pai, professor João Asmar, como também seus dois livros: “Árabes no Sertão” e o “Troco e outras notas”. A noite também contou com a apresentação da tradicional dança do ventre, com a professora Lanne Silva e seu grupo.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?