metropoles.com

“Competência da 1ª turma é regimental”, diz Barroso sobre ações do X

Primeira Turma do STF negou recursos do X, manteve bloqueio de perfis e a suspenção da rede social no país

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Augusto/STF
Luís Roberto Barroso
1 de 1 Luís Roberto Barroso - Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, neste sábado (7/9), que a a competência da Primeira Turma da Corte “é regimental” um dia depois do colegiado negar uma série de recursos apresentados pelo X e por outras plataformas contra decisões do ministro Alexandre de Moraes que determinaram o bloqueio de perfis na internet. A votação foi unânime.

A declaração de Barroso foi dada depois de participar do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), ao lado de representantes dos Três Poderes, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No início desta semana, a Primeira Turma do STF também manteve por unanimidade a suspenção do X no Brasil. Ambas as votações foram no plenário virtual da Corte. Nesta ferramenta, os ministros não fazem discursos, como de costume. O voto pode ser apresentado eletronicamente, concordando ou não com o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes.

Para o retorno do funcionamento do X, a organização deve cumprir a ordem de bloqueio de perfis determinada por Moraes, quitar as multas com a Justiça e indicar representante legal no Brasil para a organização.

Nunes Marques deve levar caso do X para plenário físico

O ministrodo STF Kassio Nunes Marque manifestou nesta semana que pretende levar o caso de bloqueio da rede social X ao plenário da Corte. Ele é relator de uma ação do partido Novo que questiona a decisão de Moraes que bloqueou o X.

Antes, porém, o ministro afirmou ter pedido informações da Advocacia-Geral da União (AGU) e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) em ação da sigla que tenta cassar a decisão do ministro, referendada pela Primeira Turma da Corte.

O ministro deu cinco dias para ambas apresentem seus relatórios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?