metropoles.com

Como serão os dias seguintes dos brasileiros repatriados de Gaza

Os 32 brasileiros chegaram a Brasília na noite dessa segunda (13/11). Na capital federal, o grupo contará com o apoio do governo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidente Lula cumprimenta pessoas repatriadas após chegarem em Brasília - metrópoles
1 de 1 Presidente Lula cumprimenta pessoas repatriadas após chegarem em Brasília - metrópoles - Foto: null

O primeiro grupo de brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza permanecerá em Brasília pelo menos até quarta-feira (15/11) – eles desembarcaram no Brasil às 23h24 dessa segunda-feira (13/11). Conforme o esquema de recepção montado pela Secretaria Nacional de Justiça, nesses dois dias na capital federal, a comitiva formada por 32 pessoas receberá cuidados médicos e passará pela formalização do processo de imigração.

Logo depois de recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os repatriados seguiram para o Hotel de Trânsito dos Oficiais, na Base Aérea de Brasília, área militar anexa ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

Veja imagens da chegada do grupo a Brasília:

4 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 15

Vinícius Schmidt/Metrópoles
10 de 15

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil

Vinícius Schmidt/Metrópoles
11 de 15

O governo do Brasil resgatou 1.555 brasileiros da Palestina e Israel

Vinícius Schmidt/Metrópoles
12 de 15

Voo com brasileiros resgatados da Faixa de Gaza

Vinícius Schmidt/Metrópoles
13 de 15

Comitiva aguarda chegada de brasileiros repatriados

14 de 15

Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam ao aeroporto de Cairo

Reprodução/Redes sociais
15 de 15

Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza

Redes sociais/Reprodução

Além de contarem com abrigo e procedimentos de regularização dos documentos, os repatriados terão garantido acesso à alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização.

No desembarque do grupo em Brasília, Lula destacou a mobilização do governo para repatriá-lo. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, frisou o presidente da República.

Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, na quarta-feira (15/11), um avião da FAB transportará a maior parte dos repatriados a São Paulo. No total, 24 pessoas permanecerão em um abrigo no interior do estado disponibilizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.

Os outros 12 repatriados permanecerão na casa de parentes em quatro cidades. Veja os destinos:

  • Brasília (DF): 4 pessoas
  • Florianópolis (SC): 2 pessoas
  • Novo Hamburgo (RS): 2 pessoas
  • Cuiabá (MT): 1 pessoa

O grupo que deixou a Faixa de Gaza no domingo (12/11) é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens. A lista enviada pela diplomacia brasileira a autoridades do Egito e de Israel – a fim de garantir autorização para passagem na fronteira de Rafah – era composta por 34 nomes. Dois deles, porém, desistiram.

Jornada de repatriação

A chegada do grupo com 32 brasileiros e familiares próximos à Base Aérea de Brasília na noite dessa segunda completa uma jornada de mais de um mês para deixar a Faixa de Gaza. Desde o último 7 de outubro, a região enfrenta uma escalada histórica no conflito entre Israel e Hamas. A guerra, até o momento, soma mais de 12 mil mortos, considerados ambos os lados.

Pouco depois da eclosão do conflito, a diplomacia brasileira, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, passou a articular a repatriação dos brasileiros e seus familiares. O processo, porém, enfrentou obstáculos, como o fechamento da fronteira e o risco para grupo em um território sob intensos bombardeios.

Após dias de espera e negociações, a fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, passou a permitir a passagem de estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade a partir de 1º de novembro, de forma limitada. Os nomes dos brasileiros, porém, não constaram nas seis primeiras listas organizadas pelas autoridades de Israel e do Egito.

O governo de Israel havia se comprometido a incluir o nome dos brasileiros na lista do dia 8 de novembro, o que não se concretizou. O alívio para o grupo chegou apenas na última sexta-feira (10/11), quando foi liberada a relação com os 34 nomes.

A inclusão, porém, não representou o fim da jornada dos brasileiros na tentativa de cruzar a fronteira. Por dois dias consecutivos, o grupo esteve na saída de Rafah, mas não conseguiu cruzar a fronteira. O problema dessa vez foi a remoção de feridos, que acabou impedida por ataques israelenses.

Saída concretizada

Na tarde do último domingo (12/11), o grupo cruzou a fronteira e deixou para trás a guerra. Um ônibus transportou os nacionais para a capital do Egito, de onde, na manhã desta segunda-feira (13/11), embarcou na aeronave VC-2 e partiu rumo a Brasília.

Devido à limitação de autonomia, o avião precisou enfrentar duas paradas técnicas; uma em Roma, na Itália, e outra em Las Palmas, nas Ilhas Canárias. Antes de chegar à capital federal, o voo ainda parou no Recife, em Pernambuco.

O resgate se soma às ações da Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal. Com o pouso da aeronave VC-2 (Embraer 190), são 1.477 passageiros e 53 pets resgatados em voos que já regressaram ao Brasil. Ao todo, foram 10 voos com origem na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

Imagem colorida mostra mapa com a rota de onde passaram o voo com brasileiros vindos de Gaza - metrópoles

O Itamaraty prepara novas missões para buscar mais brasileiros na Faixa de Gaza. O Metrópoles apurou que uma 2ª lista deve conter entre 40 e 50 nomes, mas ainda depende de mais tratativas com autoridades do Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?