metropoles.com

Como padrinho, Nikolas Ferreira amarga derrota em BH e em Fortaleza

Deputado federal fez intensa campanha em seu reduto eleitoral contra Fuad e foi à capital do Ceará para ser cabo eleitoral de André

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Nikolas Ferreira
1 de 1 Imagem colorida de Nikolas Ferreira - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado nas eleições de 2022, se tornou um padrinho político no pleito eleitoral deste ano. Conseguiu fazer vereadores com muitos votos, porém, no domingo (27/10), amargou derrota nas duas capitais onde marcou presença e atuou como cabo eleitoral no segundo turno.

O fracasso mais sentido foi em seu próprio reduto eleitoral: Belo Horizonte. Antes de ser deputado federal, o parlamentar foi vereador na capital de Minas Gerais. Apesar de todo seu esforço na campanha de Bruno Engler (PL) contra o prefeito Fuad Noman (PSD), o candidato do PL saiu derrotado das urnas.

Fuad havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, mas com o apoio de partidos de esquerda no segundo turno, reverteu a disputa, e foi reeleito prefeito com 53% dos votos válidos. Engler teve 46%.

Na semana da reta final da campanha de segundo turno, Nikolas chegou a acusar o prefeito reeleito de escrever um “livro pornográfico”. A obra “Cobiça” foi lançada por Fuad em 2020. O protagonista narra ter sido vítima de uma tentativa de estupro quando tinha 12 anos.

Posteriormente, a Justiça determinou que o deputado retirasse as acusações contra o prefeito que envolvessem o livro do ar por entender que houve “divulgação de informações descontextualizadas e inverídicas”.

Fortaleza é outra derrota para Nikolas

Além de ver seu candidato derrotado em Belo Horizonte (MG), Nikolas também chamou para si outro revés ao entrar publicamente na campanha para a prefeitura de Fortaleza (CE). Lá o candidato era um colega do mineiro na Câmara dos Deputados, o deputado André Fernandes (PL).

Nikolas viajou à capital do Ceará nos dias que antecederam o segundo turno e subiu no palanque de Fernandes, que apostava no colega parlamentar para angariar mais apoio nas urnas.

No fim da disputa, o candidato Evandro Leitão (PT) foi eleito com 50,3% dos votos, derrotando André Fernandes (PL), que ficou com 49,6%, uma diferença de 0,7%. Na prática, a diferença de votos foi de 10.838 votos.

Fortaleza (CE) teve o segundo turno mais acirrado entre as capitais do país e repetiu a divisão vista na eleição presidencial de 2022. Assim como naquele pleito, PT e PL disputaram voto a voto, e o bolsonarismo e o petismo apostaram todas as suas fichas em seus candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?