Comitiva de Aparecida discute soluções de videomonitoramento em SP
Secretários visitaram cidades que contam com sistema de monitoramento que garantem segurança em áreas de grande fluxo e unidades de ensino
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma comitiva de secretários do município de Aparecida de Goiânia esteve em São Paulo, nessa quarta-feira (29/11), para buscar inovações em tecnologias de vigilância e monitoramento. A viagem reuniu os secretários de Segurança Pública, Tales de Castro, de Mobilidade, Avelino Marinho, de Ciência e Tecnologia, Sandro Cristopher e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Weber Junior.
Os representantes do município visitaram as cidades de Diadema, que possui mais de 400 mil habitantes, e Cotia, com 253 mil moradores. Segundo o secretário Tales de Castro, o objetivo é fortalecer o aprendizado sobre as tecnologias e ferramentas de videomonitoramento de Aparecida, se espelhando em exemplos bem-sucedidos de outros municípios do Brasil.
As reuniões foram marcadas pelo intercâmbio de conhecimentos e aprimoramento da implementação de tecnologias modernas para as áreas urbanas. O titular da Segurança Pública de Diadema, Benedito Mariano e o subinspetor da Guarda, Alécio de Sena Andrade recepcionaram a comitiva, que conheceu no Centro Integrado de Monitoramento do município e os totens interativos, que podem ser instalados em áreas de grande circulação, aumentando a segurança dos moradores.
Em Cotia, o modelo de monitoramento de centros de ensino chamou a atenção da comitiva aparecidense. A cidade conta com um centro de vídeo dedicado à vigilância das unidades escolares, unindo a Secretaria de Educação e a Guarda Civil. O formato garante maior tranquilidade para pais, alunos e professores e em Aparecida, pode ser facilmente aplicada utilizando as estruturas já instaladas nas escolas e CMEIs da cidade.
O Secretário de Segurança Pública de Aparecida e o comandante Weber Junior destacaram a importância da colaboração entre municípios como uma abordagem fundamental para o enfrentamento dos desafios contemporâneos relacionados à segurança. Tales de Castro ressaltou a necessidade de uma resposta unificada e coordenada para garantir a tranquilidade da população.
“Essas visitas são importantes para conhecer experiências e ampliar as possibilidades de segurança pública e do trânsito na nossa cidade. Aparecida é uma cidade inteligente e nós precisamos garantir que o crescimento da cidade esteja alinhado ao aumento da segurança do município, para que a gente possa manter a cidade vigiada e tranquila”, comentou o secretário.
O secretário de Mobilidade de Aparecida, Avelino Marinho, destacou a importância do videomonitoramento para a segurança das cidades. “Além da criminalidade, as câmeras ajudam também na resolução de acidentes de trânsito e na rápida resposta das equipes de socorro. Tudo isso contribui para o melhor funcionamento de Aparecida”, afirmou.
Aparecida já conta atualmente com mais de 600 câmeras ativas e outras 2 mil instaladas em equipamentos e órgãos públicos da cidade. Essas informações são processadas no Centro de Inteligência Tecnológica, que já se tornou referência para outros municípios no combate à criminalidade.
Responsável pelo CIT, o secretário Sandro Cristopher ressaltou a importância de conhecer outros projetos na área do monitoramento. “Aparecida ensina muito com o nosso modelo de vigilância, mas nós também precisamos aprender com outros municípios para tornar nosso sistema cada vez mais eficaz e atuante”, pontuou.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia