metropoles.com

Comitiva da União vai a Belém vistoriar presídio após morte de 21

A agenda prevê encontros com representantes do Poder Executivo, com órgãos do Sistema de Justiça e com instituições de direitos humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
chacina presídio
1 de 1 chacina presídio - Foto: Reprodução

Representantes do Ministério dos Direitos Humanos, entre eles a ouvidora nacional Érica Queiroz, vão visitar nesta sexta-feira (13/4) o Complexo Penitenciário de Santa Izabel, em Belém (PA), para averiguar a situação no local após uma “tentativa de fuga em massa” registrada na última terça-feira (10). A ação, impedida pela segurança do local e Polícia Militar, resultou na morte de 21 pessoas.

A agenda prevê encontros com representantes do Poder Executivo Estadual, com órgãos do Sistema de Justiça e com instituições de direitos humanos e representantes da sociedade civil. Segundo o ministério, o objetivo é “sensibilizar o governo do estado sobre a urgência em identificar as vítimas após rebelião”.

Segundo informações oficiais, um grupo externo fortemente armado invadiu o Complexo Penitenciário de Santa Izabel e lançou explosivos contra um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga. Do lado de dentro, parte dos detentos também estaria com armas. Houve intensa troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

A unidade onde ocorreu a tentativa de fuga, o CRPP III, está superlotada. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), 605 detentos estão no local, cuja capacidade é para 432 internos.

O Complexo Penitenciário de Santa Izabel tem, ao todo, nove unidades e abriga cerca de 6 mil presos. A situação nas outras unidades é de normalidade, garantiu o governo estadual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?