metropoles.com

Comitê científico valida plano que flexibiliza uso de máscaras no Rio

Medidas restritivas devem ser extintas até novembro. Com isso, Réveillon e Carnaval serão realizados sem os atuais protocolos sanitários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
02062021_Soranz_006 (2)
1 de 1 02062021_Soranz_006 (2) - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – Os integrantes do Comitê Científico da Prefeitura do Rio reforçaram, em reunião nesta segunda-feira (25/10), a aprovação da redução das restrições sanitárias por conta da Covid-19. Entre elas, aparece a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos para quando a cidade atingir 65% da população total vacinada com duas doses ou dose única e a liberação total do uso da proteção quando o índice for de 75%.

Na manhã desta segunda-feira (25/10), o índice registrado de imunizados era de 64,4% na capital. No entanto, a medida não terá ainda efeito prático para o cidadão, que deverá seguir usando a máscara por conta do decreto estadual que torna o item obrigatório, em vigor desde junho de 2020 e ainda não modificado pelo governador Cláudio Castro.

De acordo com o secretário Daniel Soranz, todas as ações restritivas devem ser flexibilizadas até o fim de novembro na cidade, mantendo o uso de máscaras apenas em escolas, transportes públicos e hospitais. “A partir disso, vamos retomar a vida normal, com precauções. Tivemos os eventos-testes, que não afetaram os indicadores. Por isso, até o momento, teremos Réveillon e Carnaval livres de restrições, com protocolos definidos pela Anvisa para os turistas”, explicou, em entrevista ao Metrópoles.

5 imagens
Vacinação contra a Covid
Um novo lote de 100 mil vacinas chega ao estado do RJ
Homem mostra comprovante de vacinação no Rio de Janeiro
Réveillon no Rio de Janeiro em 2022
1 de 5

Secretário Daniel Soranz vacina cariocas no Theatro Municipal

Aline Massuca / Metrópoles
2 de 5

Vacinação contra a Covid

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 5

Um novo lote de 100 mil vacinas chega ao estado do RJ

Bruno Menezes/Metrópoles
4 de 5

Homem mostra comprovante de vacinação no Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
5 de 5

Réveillon no Rio de Janeiro em 2022

Fernando Maia / Riotur

“Para os portos, já estamos com as regras definidas. Aguardamos a Anvisa definir o protocolo para os aeroportos, o que é de extrema importância e deve ser muito bem pensado e planejado. Mas quero ressaltar que estamos em um excelente cenário, uma condição epidemiológica controlada, que nos dá segurança para fazer estes avanços nos planos da cidade”, argumenta.

A cidade se prepara também para iniciar a vacinação das crianças, o que deverá acontecer assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina neste público. “Estamos aguardando a Pfizer entrar com o pedido de autorização para o uso do imunizante nesta faixa etária e acreditamos que essa liberação seja feita até janeiro”, disse Soranz, que reforça o apelo para que os cariocas visitem os postos e recebam a segunda dose, dando ainda mais força para a retomada.

Plano verão contra arboviroses

O secretário informou ainda que a cidade se prepara para colocar em prática o Plano Verão contra as arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), que aumentam durante os meses mais quentes. “Já possuímos um plano para este enfrentamento e vamos intensificar as visitas domiciliares de agentes de controle de endemias, em busca de focos e criadouros do mosquito, além de reforçar as campanhas de prevenção, pedindo que a população contribua vistoriando suas casas para que não haja água parada e, consequentemente, mosquitos”, explica.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, até setembro deste ano, foram registrados 782 casos de dengue, 9 casos de zika, e 155 de chikungunya. Em 2021, nenhum óbito foi registrado em pacientes, de acordo com os dados da SMS, atualizados em 27/9. “Vamos voltar a ter atenção especial para estas doenças, que são endêmicas e mais comuns no verão”, completa Soranz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?