metropoles.com

Comissão Mista do Orçamento aprova relatório preliminar da LDO

Avanço da pauta orçamentária se dá após o STF autorizar o pagamento de emendas e o governo prometer R$ 7,8 bilhões em recursos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Relator da LDO, senador Confúcio Moura (MDB-RO)
1 de 1 Relator da LDO, senador Confúcio Moura (MDB-RO) - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (4/12), o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na prática, a aprovação abre espaço para que os parlamentares indiquem propostas de emendas, ou seja, alterações no texto, até a próxima terça-feira (10/12).

O avanço da LDO se dá na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a permitir o pagamento das emendas parlamentares, suspensas desde agosto pela Corte. A votação ocorreu também um dia depois de o governo prometer pagar R$ 7,8 bilhões em emendas nos próximos dias.

A LDO estabelece as diretrizes do Orçamento do próximo ano e define a meta fiscal do governo. Para 2025, o Executivo segue propondo a meta de déficit zero para as contas públicas.

Depois da aprovação do relatório preliminar, o relator da proposta, senador Confúcio Moura (MDB-RO), adiantou que a previsão é que o texto final seja votado na comissão até 18 de dezembro. A votação da LDO no plenário do Congresso deve ser feita no mesmo dia do Orçamento, entre 19 e 20 de dezembro.

Confúcio explicou que pretende detalhar o que seriam as obras estruturantes e que, se não for possível um acordo para fechar essa definição, deixará estabelecido como estruturante o previsto no Plano Plurianual (PPA).

O congressista também ressaltou que, assim como ocorreu no ano passado, os parlamentares pressionam para que seja incluído na LDO um calendário para o pagamento das emendas. Na LDO de 2024, o calendário acabou vetado pelo governo e, depois, o Planalto chegou a um acordo com o Congresso para o pagamento dos recursos.

“Vamos ouvir o governo também [sobre incluir um calendário]. [Para] Estabelecer uma data assim, precisamos olhar a receita [para saber se há viabilidade para o pagamento em datas específicas]”, argumentou Confúcio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?