Comissão externa da Câmara irá investigar crise na terra Yanomami
Colegiado da Câmara é formado por 14 deputados federais, sendo eles do MDB, PL, Republicanos e União Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão externa para investigar a crise humanitária dos indígenas da etnia Yanomami. Localizada entre Roraima e o Amazonas, a terra Yanomami sofre com a invasão de garimpeiros ilegais. A criação do colegiado foi publicada nesta terça-feira (14/5).
A comissão será coordenada pela deputada deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e outros 13 parlamentares que fazem parte do MDB, PL, Republicanos e União Brasil.
A retirada de minérios da terra Yanomami chegou a contaminar a água e o solo da região, o que provocou uma onda de destruição nos indígenas que residem no local. Desde o ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a retirada dos invasores da região, e as forças de segurança estão atuando no local.
O deputado Nicoletti (União Brasil-RR), membro do colegiado, chegou a defender a retirada com “dignidade” dos criminosos que invadiram a terra protegida para extração ilegal de minérios, em especial o ouro.
“São pais, mães de famílias e que trazem o sustento pra dentro de casa. Também há outra preocupação: além de retirá-los em segurança, acompanhando e dando dignidade, como as que está sendo dada aos povos indígenas e todo esse auxílio que os povos originários estão tendo, nós precisamos, também, pensar num ‘após’”, disse o deputado de Roraima.
A deputada federal Silvia Waiapi (PL-AP) também compõe a comissão externa. Ela foi secretária de saúde indígena durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conheça todos os membros do colegiado:
- Abilio Brunini (PL-MT)
- Capitão Alberto Neto (PL-AM)
- Coronel Assis (União-MT)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Cristiane Lopes (União-RO)
- Dr. Fernando Máximo (União-RO)
- Gabriel Mota (Republicanos-RR)
- Gisela Simona (União-MT)
- José Medeiros (PL-MT)
- Lucio Mosquini (MDB-RO)
- Nicoletti (União-RR)
- Pastor Diniz (União-RR)
- Silvia Cristina (PL-RO)
- Silvia Waiapi (PL-AP)