metropoles.com

Comissão do Senado quer ouvir ex-diretor da Abin sobre 8/1

Pedido ocorre em meio à mobilização para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
manifestantes bolsonaristas terrorismo invadem e destroem as instalacoes do Congresso nacional 9
1 de 1 manifestantes bolsonaristas terrorismo invadem e destroem as instalacoes do Congresso nacional 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou, na quinta-feira (27/4), o pedido para ouvir Saulo Moura da Cunha, ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

O pedido, apresentado pelo senador Esperidião Amim (PP-SC), ocorre em meio à mobilização para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro. 

No requerimento apresentado à comissão, Esperidião Amim ressaltou que Saulo da Cunha era diretor adjunto da Abin na data dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. O senador avalia que a agência foi omissa em relação aos atos.

Cunha acabou exonerado no início de março, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transformar a Abin em um órgão subordinado à Casa Civil. Lula nomeou Alessandro Moretti no lugar de Cunha.

Apesar da aprovação do pedido, a participação de Cunha em audiência da CRE não tem data marcada. Senadores devem decidir o cronograma da oitiva na próxima reunião do colegiado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?