Comissão do Senado quer ouvir Elon Musk em audiência pública
Senador Eduardo Girão (Novo-CE) propôs realização de audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9/4), a realização de uma audiência pública que prevê o convite ao bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). O requerimento foi protocolado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
O pedido busca apurar possíveis ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reveladas pelo chamado “Twitter Files Brazil”, que apontou suposta interferência e monitoramento ilegal por parte do tribunal, que teriam influenciado as eleições brasileiras.
Inicialmente, o requerimento previa o convite do jornalista estadunidense Michael Shellenberger, responsável pela divulgação do material, e do comunicador português Sérgio Tavares, que afirmou ter sido retido pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) ao tentar cobrir a manifestação bolsonarista de 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), porém, sugeriu que Musk fosse ouvido por videoconferência. Os parlamentares pretendem convidar também representantes de outras redes sociais, como YouTube, Instagra e Facebook.
Provocações
Elon Musk fez uma série de provocações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O empresário também incitou para que sejam descumpridas decisões judiciais.
Diante das afirmações, Moraes decidiu incluir Musk no Inquérito das Milícias Digitais. O ministro fixou multa diária de R$ 100 mil à plataforma e a cada perfil que descumprir as determinações da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O bilionário subiu o tom, chamando Moraes de “ditador” e afirmando que o ministro tem o presidente Lula “na coleira”. Nesta terça, o chefe do Executivo alfinetou Musk e citou a preocupação de bilionários em tentar “fazer foguete” em vez de cuidar da preservação da Amazônia.
“Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem”, disse Lula. “Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas”, completou.