Comissão do Senado aprova indicados de Lula ao Cade
Comissão de Assuntos Econômicos chancela escolha do presidente para o conselho. Nomes ainda precisam passar pelo plenário
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14/5), os indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os dois nomes passaram por sabatina no colegiado e agora precisam ser aprovados também pelo plenário da Casa Alta.
André Luis Macagnan Freire, indicado para a função de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada do conselho recebeu vinte votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Alexandre Barreto de Souza, indicado para ser reconduzido ao cargo de superintendente-geral do Cade, recebeu 21 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Quem são os indicados
André Luis Macagnan Freire é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Freire é servidor de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele também foi Superintendente de Infraestrutura Rodoviária na Agência Nacional de Transportes Terrestres (Anac), e procurador da Fazenda Nacional na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Já Alexandre Barreto de Souza é formado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), especializado em Administração Pública e mestrado em Administração Pública pela mesma instituição. Atualmente faz doutorado em Ciência Política na Universidade de Lisboa. Servidor Público Federal, já ocupou cargos na Secretaria do Tesouro Nacional, na Receita Federal e no Senado. Desde 2000, é servidor efetivo do Tribunal de Contas da União.
Souza tem bom trânsito na política e já presidiu o Cade nas gestões de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), de 2017 a 2021. Em 2022, Bolsonaro o indicou para a superintendência do conselho. Lula agora optou por fazer a manutenção do servidor no cargo.