metropoles.com

Comissão do Senado aprova coleta de DNA de condenado por crime doloso

Comissão de Segurança Pública aprovou texto de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF). Texto vai à Comissão de Constituiçãço e Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

koto_feja/ Getty Images
Ilustração de um material genético- Metrópoles
1 de 1 Ilustração de um material genético- Metrópoles - Foto: koto_feja/ Getty Images

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (2/5), o Projeto de Lei (PL) nº 1.496, de 2021, que prevê ampliação da coleta de material genético de pessoas condenadas e investigadas por crimes graves.

Atualmente, a legislação brasileira prevê coleta obrigatória apenas para condenados por crimes contra a vida e liberdade sexual e contra vulneráveis, além de crime dolosos praticados com violência grave.

De autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), o projeto de lei amplia o rol de crimes em que a coleta de DNA passaria a ser obrigatória. A lista proposta pela parlamentar conta com os crimes de etupro, roubos com restrição de liberdade, emprego de arma de fogo e lesão corporal grave.

Após deliberação, o colegiado aprovou uma emenda apresentada pelo senador Sérgio Moro (União-PR), relator da matéria, que prevê coleta de DNA obrigatória em todo e qualquer crime doloso.

O texto também prevê a identificação do perfil genético do investigado quando houver indiciamento, prisão em flagrante ou prisão cautelar por crime praticado com grave violência contra a pessoa; crime contra a liberdade sexual ou por crime sexual contra vulnerável; e crimes contra criança ou adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A amostra coletada somente poderá ser utilizada para permitir a identificação do perfil genético, “não estando autorizadas as práticas de fenotipagem genética”, consta no texto.

Após aprovação da CSP, o texto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?