metropoles.com

Comissão do Senado adia votação para prorrogar desoneração da folha

Projeto de lei prorroga até o fim de 2027 a validade da lei 12.546/2011, que determina a desoneração da folha para 17 setores da indústria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
imagem colorida do plenário do Senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do plenário do Senado - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal adiou, em sessão nesta terça-feira (23/5), a votação do projeto de lei (PL) 334/23, que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores econômicos pelos próximos quatro anos.

A deliberação estava prevista para esta terça, mas, atendendo a pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), foi retirada de pauta. O parlamentar pediu vistas à matéria, alegando que, apesar de ser favorável à pauta, o governo precisa “arrendondar o texto” antes de enviá-lo ao plenário da Casa.

A desoneração da folha é um mecanismo que autoriza que empresas paguem alíquotas de 1 a 4,5% sobre a receita bruta, ao invés de pagar 20% sobre a folha de salários.

De autoria do senador Efraim Filho (União-PB), o projeto de lei prorroga até o fim de 2027 a validade da lei 12.546/2011, que determina a desoneração da folha. Em 2021,  a medida foi prorrogada por mais dois anos, com prazo para encerramento no fim de 2023.

De acordo com o autor do texto, a manutenção da desoneração é necessária diante do cenário de inflação e juros altos. Ele defendeu que a medida não afeta o teto de gastos e não resulta em menos investimentos sociais.

Ao todo, 17 setores serão alcançados pela medida, caso a matéria seja aprovada pelo Congresso. A lista conta com áreas como confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicaão construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carrocerias; e máquinas e equipamentos.

As indústrias de proteína animal; têxtil; tecnologia da informação; tecnologia da comunicação; projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passsageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas também serão alcançadas.

Municípios

O relator da matéria, Angelo Coronel (PSB-BA), apresentou um substitutivo que prorroga, até 2027, o aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação como forma de compensação da desoneração.

Também foi apresentado um trecho que prevê redução da alíquota de contribuição previdenciária sobre a folha de salários para municípios com população inferior a 142,6 mil habitantes.

De acordo com Angelo Coronel, a medida pode beneficiar 3 mil brasileiros. Segundo o senador, apesar de a União perder R$ 9 bilhões de arrecadação por ano, a medida beneficiará nas contas de pequenos municípios e garantir prestação de melhores serviços aos cidadãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?