Comissão de Assuntos Econômicos aprova voto de qualidade no Carf
O projeto de lei tramita em regime de urgência e precisava ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos até o dia 27 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta quarta-feira (23/8) o projeto de lei (PL) 2.384/2023, que restabelece o voto de qualidade em caso de empate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou relatório favorável ao texto, na última semana. Ele rejeitou as 21 emendas sugeridas pelos parlamentares e propôs apenas seis mudanças redacionais.
O PL tramita em regime de urgência e precisava ser votado na comissão até o dia 27 deste mês.
Voto de qualidade no Carf
Em maio deste ano, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei que retoma o voto de qualidade no Carf. O texto substituirá a medida provisória (MP) 1160/23, que perdeu a validade.
Criado em 2009, o Carf é um órgão colegiado formado por representantes do Estado e da sociedade civil e tem a atribuição de julgar, em segunda instância administrativa, processos de caráter tributário e aduaneiro. O órgão é paritário: tem representantes da Fazenda Nacional e dos contribuintes, o que cria a possibilidade de empate nas decisões.
Na prática, a retomada do voto de qualidade permite que os conselheiros representantes da Fazenda Nacional, que presidem as turmas e câmaras do Carf, possam desempatar as votações a favor da União em litígios tributários. Desde 2020, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), a legislação estabelecia que, em caso de empate, os contribuintes fossem beneficiados.