metropoles.com

Comissão anula anistia política de 73 ex-cabos da FAB. Entenda

A anulação é baseada em decisão do STF que autorizou a revisão de anistias concedidas a cerca de 2,5 mil ex-cabos da FAB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Orlando Brito
Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar
1 de 1 Imagem em preto e branco de policial fardado, de costas, segurando um cassetete. Ao fundo, manifestantes contra a ditadura militar - Foto: Reprodução/Orlando Brito

A Comissão de Anistia decidiu, por unanimidade, anular a anistia política concedida a 73 ex-cabos da Força Aérea Brasileira (FAB). A medida foi validada em sessão plenária nesta quinta-feira (26/9).

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, em 2019, a revisão das anistias dadas a militares em casos em que ficasse comprovada a ausência de perseguição política.

Cerca de 2,5 mil militares tiveram o pedido de anistia reconhecido em consequência de uma portaria da Aeronáutica editada em 1964. O documento fixava uma data limite, de oito anos, para a prestação do serviço militar e determinava que, após esse prazo, os servidores deveriam ser automaticamente desligados.

Em 2002, a Comissão de Anistia considerou que a medida configurava ato de exceção de natureza política, e, portanto, os militares dispensados teriam direito à anistia.

No entanto, a decisão do STF entendeu que a portaria da FAB não demonstrou motivação política e autorizou a revogação das anistias concedidas com base no documento. Desde então, a comissão vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos tem revisado os benefícios concedidos aos militares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?