Combustível inovador à prova de fogo é desenvolvido por engenheiros
Um grupo de engenheiros químicos da Universidade da Califórnia desenvolveu um combustível que se inflama apenas com eletricidade
atualizado
Compartilhar notícia
Veículos a combustão funcionam, geralmente, por meio de explosões. Uma mistura de ar e combustível em uma câmara sofre uma descarga elétrica por uma vela, entrando em combustão e movendo o pistão. É esse o princípio básico dos motores utilizados em veículos de combustão, seja esse combustível o GNV, a gasolina, o etanol, diesel, ou outros combustíveis inflamáveis.
Entretanto, lidar com combustíveis pode ser, muitas vezes, um grande problema. Acidentes com veículos, caminhões tanque e postos de combustíveis são bastante frequentes, infelizmente. Com isso, há um grande risco no transporte e armazenagem dos combustíveis. Faíscas próximas, eletricidade estática ou até mesmo um objeto quente o suficiente podem inflamar acidentalmente um reservatório de combustível.
Agora, um grupo de engenheiros químicos da Universidade da Califórnia em Riverside (UC Riverside), nos EUA, desenvolveram um combustível que se inflama apenas com a passagem de uma corrente elétrica. O novo combustível é, portanto, à prova de chamas, e um incêndio acidental, por exemplo, por uma lona de freio de um caminhão que superaqueceu não geraria um grande incêndio.
Leia a matéria completa no SóCientífica, parceiro do Metrópoles.