metropoles.com

Combate ao garimpo na terra Yanomami ganha apoio de 800 militares

Foram enviados 800 militares para combate ao garimpo ilegal dentro da terra indígena Yanomami, no Amazonas e em Roraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Ministério da Defesa
Foto colorida de militares das Forças Armadas na terra indígena Yanomami - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de militares das Forças Armadas na terra indígena Yanomami - Metrópoles - Foto: Reprodução/Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa anunciou, nesta segunda-feira (8/4), o envio de 800 militares para o reforçar o combate ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami, no Amazonas e em Roraima.

O envio dos militares faz parte da segunda fase da Operação Catrimani, iniciada em abril e coordenada pelo Ministério da Defesa. O território protegido possui uma área maior do que de Portugal e abriga aproximadamente 27 mil indígenas.

Uma das iniciativas adotadas será a contribuição para inutilizar a infraestrutura de suporte ao garimpo ilegal dentro da terra Yanomami. Além de apoio às ações da União, como a Casa de Governo, vinculada à Casa Civil.

O governo federal, em março, editou uma medida provisória com crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para realização de ações permanentes na terra Yanomami. Do montante, R$ 309,8 milhões foram destinados para o Ministério da Defesa.

Saúde na terra Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou emergência em saúde pública no começo de 2023 em decorrência do alto número de casos de pessoas desnutridas e com malária dentro do território protegido.

Segundo o próprio governo federal, o aumento de casos acontece em decorrência de garimpeiros ilegais dentro da terra Yanomami.

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Socioambiental (ISA), e divulgado na semana passada, mostra que em nove comunidades Yanomami, 94% dos indígenas têm alto nível de contaminação de mercúrio no organismo. O metal pesado é utilizado nas áreas de extração de minérios para separar o ouro de impurezas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?