metropoles.com

Comando das comissões do Senado volta à pauta nesta terça-feira

A reunião dos parlamentares com Pacheco marcará o primeiro encontro de líderes da nova legislatura, que teve início em 1° de fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem geral da Sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 - metrópoles
1 de 1 Imagem geral da Sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Líderes do Senado Federal se reúnem na tarde desta terça-feira (27/2) com o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para definir o comando das comissões permanentes. O encontro acontecerá na presidência da Casa.

Ao todo, o Senado tem 14 comissões permanentes. As indicações às presidências dos colegiados são feitas por meio dos líderes. Os partidos e blocos devem obedecer a regras de proporcionalidade partidária para preencher as cadeiras. Os maiores grupos políticos representados no Senado recebem mais assentos.

A reunião dos parlamentares com Pacheco marcará o primeiro encontro de líderes da nova legislatura, que teve início em 1° de fevereiro.

Segundo apurou o Metrópoles, o consenso entre os senadores é de que Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) continue na presidência mais cobiçada, a da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O acordo foi fechado como forma de apoiar a reeleição de Pacheco à presidência do Senado.

O PSD, maior partido da Casa, formou um bloco com o União Brasil e o MDB para a recondução do presidente Pacheco. A moeda de troca foi liberar a CCJ para indicação do União Brasil. Além da liderança na CCJ, o União pretende estar à frente de mais um colegiado: a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O nome principal para assumir a comissão é o da senadora Soraya Thronicke.

Após ser sacramentado presidente da Casa mais uma vez, Pacheco avisou que priorizaria os partidos que apoiaram sua candidatura. Por isso, ao escolher a mesa diretora do Senado, os indicados foram do MDB, PT, União Brasil, PDT, PSB e Podemos. Para tentar negociar com o presidente Rodrigo Pacheco, o Partido Liberal escalou o senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?