metropoles.com

Com votações pendentes, Lira suspende comissões até 20 de dezembro

Decisão proíbe reuniões dos colegiados desta 5ª (12/12) até 20 de dezembro para focar em temas importantes, como pacote de corte de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta quinta-feira (12/12) a suspensão de todas as comissões da Casa até 20 de dezembro, último dia em que o Legislativo deve realizar atividades em 2024.

A medida vale já a partir desta quinta e impede reuniões de qualquer natureza nos colegiados. O objetivo, segundo o próprio Lira, é focar nas votações pendentes na Câmara que são de “relevante interesse nacional”.

“O período de 12 a 20 de dezembro de 2024 será destinado exclusivamente à discussão e à votação de matérias no Plenário, sendo vedada a realização de reunião de qualquer natureza e ficando cancelada qualquer convocação de reunião para o período”, diz a decisão do presidente da Câmara.

São várias as propostas que tramitam na Câmara e que podem ser deliberadas na próxima semana. Uma das medidas prioritárias para a semana final do Congresso é o pacote de corte de gastos do governo Lula.

Ao todo, são três propostas sobre o tema e nenhuma delas foi votada ainda. Nesta quinta, os relatores do projeto de lei (PL) e do projeto de lei complementar (PLP) participaram de uma reunião no Ministério da Fazenda. O plano do Planalto é que o pacote seja discutido e votado na próxima semana.

Outra pendência da Câmara envolve o Senado também e são as propostas relativas ao Orçamento. O Congresso ainda precisa votar o projeto de lei das diretrizes orçamentárias (LDO) e a lei orçamentária anual (LOA) de 2025.

Por último, uma das principais pendências é a conclusão da votação do texto principal da regulamentação da reforma tributária, o PLP 68/2024. O texto está em votação no plenário do Senado nesta quinta e, como foi alterado, voltará para uma nova análise dos deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?