Com volta do comércio, casos confirmados de coronavírus em SC sobem 83%
Isso significa que mais de cem pessoas se contaminaram por dia nas ruas catarinenses, com média de cinco novos infectados por hora
atualizado
Compartilhar notícia
Com a reabertura do comércio e o fim do isolamento social, o Estado de Santa Catarina teve aumento de 904 casos do novo coronavírus em apenas uma semana, desde a volta das atividades. Isso significa que mais de cem pessoas se contaminaram por dia nas ruas catarinenses.
Desde o dia 21, com a volta das atividades religiosas, uma pessoa morreu por dia de Covid-19 no estado, totalizando 44 óbitos. Segundo balanço da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, 1.091 pessoas testaram positivo para a doença no dia da reabertura. Uma semana depois, nesta quarta-feira (29/04), o número beirava dois mil contaminados, com um total de 1995 infectados, um aumento de 82%.
O decreto do governador Carlos Moisés (PSL), editado no dia 21 abril, permitiu a retomada das atividades religiosas no estado, como missas e cultos. No dia seguinte, foi a vez dos shoppings, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias reabrirem as portas.
Em coletiva de imprensa, o político disse que a decisão foi feita de forma “responsável e calculada”. Apesar da flexibilização do comércio, o governo recomendou o uso de máscara e álcool gel para evitar contato.
No primeiro dia de reabertura, os shoppings ficaram ficaram lotados e os catarinenses não seguiram as regras de distanciamento de dois metros, indicada pela Organização Mundial da Saúde. Pelas redes, internautas registraram as aglomerações.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moises (PSL), reabriu o comércio no estado nesta semana, por pressão dos empresários. Tudo se daria sem aglomeração e mantendo as regras de distanciamento social.
Bem, estas são imagens da reabertura de um shopping, em Blumenau. pic.twitter.com/AJ8aipLtT3
— William De Lucca (@delucca) April 22, 2020
Nessa quarta-feira (29/04), o governador também liberou o funcionamento de indústrias sem restrição de capacidade e a prática de exercícios ao ar livre.
Segundo a secretaria de saúde, Santa Catarina tem 94 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desses, 59 deram positivo para a Covid-19 e 35 são casos suspeitos. A taxa de ocupação de UTIs reservadas para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do estado é de 15,2%.