metropoles.com

Com viagem de Lula, Rui Costa tratará de queimadas com governadores

A reunião do governo federal com governadores foi anunciada em encontro dos Três Poderes para tratar das queimadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e ministros no PAC seleções
1 de 1 Lula e ministros no PAC seleções - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reunirá, nesta quinta-feira (19/9), com governadores para tratar do aumento das queimadas no país. O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto, não estará no encontro, já que cumprirá agenda no estado do Maranhão.

A reunião marcada para a tarde desta quinta, no Palácio do Planalto, reunirá os governadores do Pará, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Roraima. A reunião foi anunciada nessa terça-feira (18/9) em meio às medidas para conter o avanço das queimadas no país.

Também devem participar  do encontro ministros e representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais.

O grupo de governadores, que ajudará no diagnóstico das medidas, já estaria em Brasília para reunião convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. A reunião no Judiciário é voltada a debater as medidas que deverão ser tomadas em âmbito estadual para conter as queimadas.

Medidas emergenciais

Nessa terça-feira (17/9), o governo federal anunciou uma série de medidas para conter a emergência climática que avança pelo país, em razão do incremento no número de focos de incêndio e do avanço da seca pelo país

Entre os anúncios feitos em reunião com os Três Poderes, está a liberação de crédito extraordinário de R$ 514 milhões. O montante será distribuído em várias áreas do governo, mas que será remetido, prioritariamente, à área ambiental para o combate aos incêndios.

O governo ainda indicou medidas como a reestruturação da Defesa Civil Nacional, a elaboração de fundos para outros biomas e o endurecimento da legislação de combate a incêndios florestais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?