metropoles.com

Com Tarcísio e Nunes, Lula anuncia R$ 10 bi em investimentos para SP

Em evento no Palácio do Planalto, o ministro Rui Costa citou as tentativas de golpe e supostos planos de matar Lula, Alckmin e Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes/VPR
Imagem colorida de Lula, Alckmin, Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula, Alckmin, Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes no Planalto - Metrópoles - Foto: Cadu Gomes/VPR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (29/11), um apoio financeiro de R$ 10,65 bilhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o estado de São Paulo.

O evento no Palácio do Planalto contou com a presença do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital do estado, Ricardo Nunes (MDB).

As obras serão focadas em infraestrutura, com operações para implementar o trem entre São Paulo e Campinas, alongar a linha verde do metrô da capital, finalizar o Rodoanel Mário Covas e comprar mais de 1 mil ônibus elétricos.

Lula não discursou. Em sua fala, Nunes chamou Tarcísio e o ministro Jader Filho, das Cidades, de “irmão”.

“Venho aqui hoje com meu irmão, o governador Tarcísio de Freitas, com esse objetivo de olhar as pessoas. Teremos a COP [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] na cidade do meu irmão Jader”, afirmou sobre a COP30, que será em Belém no próximo ano.

A fala de Rui Costa, ministro da Casa Civil, chamou a atenção ao citar as tentativas de golpes de Estado que envolveriam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

O ministro falou que Lula “demonstra, mais do que nunca, a figura de um estadista, que não se abala um milímetro mesmo com todas as informações e notícias que vieram à tona daqueles que tramaram um golpe de Estado”.

“Chegaram a tramar algo que ninguém nesse salão e nesse país imaginava que poderia acontecer, que alguém teria coragem e que poderia tramar a captura, o sequestro e a morte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de um presidente da República eleito, de um vice-presidente da República eleito”, disse.

“E o senhor mostra a força e a convicção do estadista que é, que ficou explícito na reunião do G20, colocando, no mesmo salão, o que nem as reuniões da ONU [Organização das Nações Unidas] têm conseguido: ao mesmo tempo, no mesmo horário, tantos líderes de países reunidos”, completou.

Na saída, Tarcísio e Nunes foram questionados sobre o discurso de Rui, já que o governador e prefeito são alinhados ao bolsonarismo. Ambos não quiseram responder a imprensa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?