Com subnotificações, mortes por Covid-19 seriam 16 vezes maior, diz estudo
Os registros oficiais da doença provocada pelo novo coronavírus apontam para 73.553 infectados, segundo Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Ao se considerar os casos subnotificados do novo coronavírus no Brasil, o número total de infectados seria de 1.201.686, 16 vezes maior do que o registro oficial. Isso porque o governo apenas enquadra na estimativa casos de doentes graves e mortos que passaram por internação. O número oficial atualmente é de 73.553 notificações de Covid-19, segundo ministério da saúde.
Os dados são do portal Covid-19 Brasil, com cientistas de universidades brasileiras. O número é maior do que o total oficial dos Estados Unidos, país mais atingido pela pandemia.
Em entrevista ao jornal O Globo, o estudante Domingos Alves, da Universidade de São Paulo (USP), disse que o Brasil já ultrapassou o número de mortos na China e nos EUA. Para o pesquisador, o fim do distanciamento social pode ainda agravar o quadro.
“Não estamos nem perto de um pico de casos de doença e morte. Estamos no começo de uma curva ascendente livre, leve e solta para o coronavírus no Brasil”, destacou.
As projeções do grupo têm se confirmado ao longo do tempo. De acordo com os estudos, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Macapá e Recife deveriam entrar em isolamento social absoluto o mais rápido possível.