Com “sommeliers” no fim da fila, São Caetano zera recusa por vacina
A prefeitura da cidade do ABC Paulista diz que nenhuma pessoa se recusou a receber o imunizante contra a Covid-19 nesta semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Caetano do Sul afirmou, na tarde desta quarta-feira (7/7), ter zerado a fila de recusa por vacina contra a Covid-19.
Nos dois primeiros dias desta semana, o município não registrou nenhum caso de pessoas que rejeitaram imunizantes, os chamados “sommeliers de vacina”. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (2/7), data em que quatro cidadãos preferiram não ser vacinadas com as opções disponíveis. No sábado (3/7), houve mais oito recusas.
Como consequência, essas pessoas assinaram um termo de ciência, em que reconhecem que só poderão se vacinar após toda a população adulta receber a primeira dose, prevista para setembro. No entanto, não há qualquer garantia de que posteriormente terá o fármaco de sua preferência à disposição.
Na última semana, a cidade do ABC Paulista, bem como São Bernardo do Campo, decidiu passar para o fim da fila os cidadãos que querem decidir qual vacina irão tomar.
De acordo com a Prefeitura de São Caetano, a escolha do imunizante pela população aumentou com a chegada de duas novas opções: Pfizer e Janssen – essa última de dose única. Ainda segundo o município, 635 negativas à vacina já haviam sido notificadas antes da implantação da estratégia.
Além de mandar os “sommeliers” para o fim da fila, a prefeitura deixou de informar com antecedência a origem do imunizante a ser aplicado em cada grupo. Dessa forma, os habitantes só sabem qual vacina está disponível quando chegam ao posto de vacinação.