Com sobrecarga de acessos, ConecteSUS segue instável
Mesmo após ser restabelecida, plataforma de emissão do comprovante de vacina deve demorar a funcionar plenamente
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a retomada do aplicativo ConecteSUS na noite de quinta-feira (23/12), usuários ainda se queixam de instabilidade no funcionamento da plataforma nesta sexta-feira (24/12).
O app parou de funcionar após o Ministério da Saúde sofrer ataque hacker, em 10 de dezembro. Fontes ligadas à pasta informaram que, mesmo após o restabelecimento da plataforma, as funcionalidades do aplicativo devem demorar para ser totalmente reativadas.
A demora se deve ao grande número de informações concentradas no sistema e à quantidade excessiva de acessos ao mesmo tempo. A instabilidade foi alertada pelo Ministério da Saúde em nota divulgada na quinta-feira.
“O Ministério da Saúde informa que o aplicativo Conecte SUS foi restabelecido. A pasta destaca que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”, informou a pasta.
Além de dados a respeito do histórico clínico dos pacientes, o Conecte SUS reúne informações sobre a vacinação contra Covid-19. Pela plataforma, é possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação em três idiomas, documento necessário para entrar em países que exigem passaporte sanitário.
Alguns usuários conseguem fazer login, mas o certificado digital de imunização contra a Covid-19 continua indisponível.
Além do Conecte SUS, outras funcionalidades do Ministério da Saúde foram restabelecidas. Na terça-feira (21/12), a pasta confirmou a volta do e-SUS Notifica, plataforma utilizada para registro de casos e óbitos de Covid.