Com seca, TRE usa helicópteros para levar urnas a 78 locais no AM
Seca no Norte dificultou acesso a locais de votação. Tribunal Regional do Amazonas usou helicópteros do Exército pra transportar urnas
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) utilizou helicópteros do Exército Brasileiro para transportar urnas eletrônicas, técnicos e militares, além de alimentos, para sete comunidades do estado desde o último sábado (28/9). Essa ação é parte das medidas adotadas em resposta à maior seca já registrada no Amazonas, que tem dificultado o acesso dos eleitores às suas respectivas regiões para votar.
Anteriormente, 48 regiões recebiam urnas eletrônicas, porém, devido à seca, esse número aumentou para 78. Segundo o órgão, as medidas para transportar as pessoas até as urnas estão sendo providenciadas.
De acordo com o TRE-AM, horas extras de voos foram disponibilizadas devido às condições climáticas que estão afetando as comunidades. O transporte das urnas continuou ao longo de toda a semana para outras localidades.
Todos os locais de votação do estado foram atendidos. O transporte dos eleitores até os locais de votação está sob a responsabilidade de cada cartório eleitoral, que realizou reuniões com profissionais de embarcações para garantir o deslocamento das pessoas. Devido à seca dos rios, diversos tipos de embarcação foram adaptados para transportar os eleitores.
No último sábado (28/9), as seguintes comunidades foram atendidas: São Sebastião de Flores, com 665 eleitores; Buiuçuzinho, com 170 eleitores; Comunidade Angelim, com 124 eleitores; Vila Sales, com 172 eleitores; N.S. do P. Socorro do Canavial, com 382 eleitores; São Francisco da Boca do Codajás, com 149 eleitores; e Santa Maria do Igapó Grande, com 225 eleitores, totalizando 1.887 eleitores.