metropoles.com

Com retorno do STF, STJ e TSE, prazos processuais voltam a correr

As Cortes iniciam o Ano Judiciário nesta quinta-feira (1º/2). A partir de agora, os prazos processuais, antes suspensos, voltam a valer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ilustração/Freepik
imagem colorida de um martelo da justiça
1 de 1 imagem colorida de um martelo da justiça - Foto: Ilustração/Freepik

Esta quinta-feira (1º/2) marca a abertura do Ano Judiciário de 2024. A partir de agora, Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomam os julgamentos em plenário. Assim, os prazos processuais, que estavam suspensos devido ao recesso, voltam a correr.

No STF e no STJ, as cerimônias de abertura ocorrem às 14h. No TSE, às 19h. A solenidade na Suprema Corte deve contar com a presença de representantes dos Três Poderes, da Procuradoria-Geral de República e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou presença.

Em fevereiro, o STF terá seis sessões de julgamento. A pauta da primeira sessão retoma discussões iniciadas no ano passado sobre temas como a imposição do regime de separação de bens para pessoas com mais de 70 anos e a chamada “revisão da vida toda”, para aposentadorias e benefícios de quem contribuía à Previdência antes de 29 de novembro de 1999.

Prazos

No STJ, os prazos processuais também começam a correr, mas as seis turmas do tribunal só retomam os julgamentos em 6 de fevereiro, a partir das 14h. A Corte Especial volta a se reunir no dia 7, no mesmo horário. Já as três seções especializadas têm sessões no dia 22.

TSE

O TSE abre o Ano Judiciário às 19h. Com a abertura do ano forense, voltam o plenário físico e os julgamentos realizados por meio eletrônico — o chamado Plenário Virtual.

Com o começo do Ano Judiciário, a Secretaria do Tribunal voltará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A Ouvidoria do TSE retoma o atendimento à cidadã e ao cidadão das 8h às 19h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?