Compartilhar notícia
Após apagões de energia elétrica em Manaus (AM), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República vai se reunir com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e empresas para garantir a realização do G20 na cidade. O Grupo de Trabalho Pesquisa e Inovação do G20 vai se reunir em Manaus em 19 de setembro para uma reunião ministerial. Antes disso, o GSI quer esclarecimentos.
A Aneel, que ficou responsável por articular com os responsáveis pelo suprimento de energia elétrica nas cidades que sediarão reuniões do G20, começou um trabalho de apoio, orientação e conscientização das empresas, como a Energisa Amazonas, a Manaus Transmissora de Energia e a Eletrobras Eletronorte. Na próxima quarta-feira (24/7), essas organizações, o GSI e a Aneel vão se reunir.
Oficialmente, o intuito é criar um “estabelecimento de canal de comunicação para informações sobre o atendimento nos locais de realização dos eventos e para recomendações de medidas de controle”. O encontro é presencial. Foram solicitadas as presenças de representantes das organizações:
- Energisa Amazonas Transmissora de Energia
- Amazonas Energia S.A
- Manaus Transmissora de Energia
- Eletrobras Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil
- Linhas de Macapá Transmissora de Energia
- Linhas de Xingu Transmissora de Energia
Em abril deste ano, um apagão atingiu Manaus e algumas cidades da região metropolitana causando transtornos à população com interrupção de serviços essenciais, como energia elétrica, água e internet. A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), instaurou um Procedimento Coletivo para apurar as causas e as consequências.
O Grupo dos Vinte reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais, enquanto são realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20 nas cidades-sede das cinco regiões do Brasil.
A cúpula vai se reunir no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Museu de Arte Moderna.