metropoles.com

Com presidente do Benim, Lula fala de “tragédias humanitárias”

Presidente Lula citou a Faixa de Gaza e Ucrânia, mas ressaltou ser necessário lembrar das situações no Haiti e no Sudão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente do Benim, Patrice Talon, e do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente do Benim, Patrice Talon, e do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção, nesta quinta-feira (23/5), para as “tragédias” que ocorrem na África e citou o Sudão como exemplo. A fala ocorreu em pronunciamento ao lado do presidente do Benim, Patrice Talon, em visita ao Palácio Itamaraty.

“Com as atenções voltadas para conflitos em Gaza e na Ucrânia, não podemos deixar que o mundo se esqueça do Haiti, nem de outras tragédias humanitárias, a exemplo do Sudão”, afirmou.

O Sudão está há mais de um ano em guerra, e a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para “a pior crise de fome do mundo”, além de ser o país com maior crise de deslocamento.

Além disso, a crescente violência no Haiti tem impossibilitado até o funcionamento de serviços de saúde. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta sobre o possível colapso no país e descreveu como “alarmante que seis em cada 10 hospitais no Haiti mal estejam operacionais”.

“Refirmamos nosso compromisso com a estabilidade e a prosperidade haitiana, e estamos à disposição para oferecer apoio logístico nessa operação”, comentou Lula.

O chefe do Executivo destacou ter firmado um memorando de “entendimento em arte, cultura e patrimônio para preservar esse elo” entre Brasil e Benim.

Já Talon falou em encurtar “a distância excessiva que separa o Brasil da África, apesar de estarem tão próximos em termos de história, memória, antropologia, geografia, interesse econômico e clima”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?