metropoles.com

Com presidente da Itália, Lula reforça interesse em acordo Mercosul-UE

O presidente Mattarella demonstrou concordância com Lula: “Consideramos indispensável chegar rapidamente a uma decisão histórica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e o presidente da Itália, Sergio Mattarella - Metrópoles
1 de 1 Lula e o presidente da Itália, Sergio Mattarella - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (15/7), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto. Os mandatários realizaram uma reunião e, depois, seguiram para uma declaração à imprensa.

Em sua fala, Lula apontou o “interesse” do Brasil em firmar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).

“Reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir, o quanto antes, um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões”, afirmou.

“Explicitei que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas”, completou.

Mattarella também se mostrou favorável ao acordo. “Consideramos indispensável chegar rapidamente a uma decisão histórica que diga respeito a duas realidades para benefício do mundo. Um tecido de colaboração intercontinental que garante a paz do mundo”, explicou.

Fome e guerra

Outros temas discutidos foram o combate à fome e pobreza, bandeira do Brasil enquanto preside o G20 este ano. Lula convidou Mattarella a participar da aliança pela justiça social, que será lançada em novembro.

“A Itália convidou o Brasil para o Grupo de Trabalho sobre segurança alimentar do G7. Retribuí convidando a Itália para a aliança de combate a fome no G20”, destacou.

O presidente brasileiro ainda falou das guerras pelo mundo: “Ucrânia e Gaza mostram que abrir mão da democracia leva a consequências nefastas”.

Já o presidente italiano concordou que a solução para o conflito na Faixa de Gaza é o reconhecimento de dois Estados: Israel e Palestina. É a mesma posição de Lula.

Esta é a primeira visita de um presidente italiano ao Brasil desde 2000. Veja a chegada dele:

Ao sair do Planalto, Lula e Mattarella almoçaram juntos no Palácio Itamaraty. Na saída, os líderes falaram sobre a importância das relações entre os países

“Eu insisti para que o presidente Mattarella viesse ao Brasil e, também, insisti para que a primeira-ministra [Giorgia Meloni] venha ao Brasil…é porque o Brasil é o maior território italiano fora da Itália”, destacou o presidente.

“Espero que essa vinda do presidente Mattarella tenha possibilitado a gente restabelecer o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Itália”, completou.

Mattarella ressaltou que o encontro foi importante para fortalecer os vínculos. “Nós compartilhamos os mesmos objetivos, os mesmos valores e a mesma esperança para a humanidade”, disse.

Na tarde desta segunda, o presidente da Itália se reunirá com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nessa viagem, Mattarella ainda visitará Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?