Com presidente da Itália, Lula reforça interesse em acordo Mercosul-UE
O presidente Mattarella demonstrou concordância com Lula: “Consideramos indispensável chegar rapidamente a uma decisão histórica”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (15/7), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto. Os mandatários realizaram uma reunião e, depois, seguiram para uma declaração à imprensa.
Em sua fala, Lula apontou o “interesse” do Brasil em firmar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).
“Reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir, o quanto antes, um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões”, afirmou.
“Explicitei que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas”, completou.
Mattarella também se mostrou favorável ao acordo. “Consideramos indispensável chegar rapidamente a uma decisão histórica que diga respeito a duas realidades para benefício do mundo. Um tecido de colaboração intercontinental que garante a paz do mundo”, explicou.
Fome e guerra
Outros temas discutidos foram o combate à fome e pobreza, bandeira do Brasil enquanto preside o G20 este ano. Lula convidou Mattarella a participar da aliança pela justiça social, que será lançada em novembro.
“A Itália convidou o Brasil para o Grupo de Trabalho sobre segurança alimentar do G7. Retribuí convidando a Itália para a aliança de combate a fome no G20”, destacou.
O presidente brasileiro ainda falou das guerras pelo mundo: “Ucrânia e Gaza mostram que abrir mão da democracia leva a consequências nefastas”.
Já o presidente italiano concordou que a solução para o conflito na Faixa de Gaza é o reconhecimento de dois Estados: Israel e Palestina. É a mesma posição de Lula.
Esta é a primeira visita de um presidente italiano ao Brasil desde 2000. Veja a chegada dele:
Ao sair do Planalto, Lula e Mattarella almoçaram juntos no Palácio Itamaraty. Na saída, os líderes falaram sobre a importância das relações entre os países
“Eu insisti para que o presidente Mattarella viesse ao Brasil e, também, insisti para que a primeira-ministra [Giorgia Meloni] venha ao Brasil…é porque o Brasil é o maior território italiano fora da Itália”, destacou o presidente.
“Espero que essa vinda do presidente Mattarella tenha possibilitado a gente restabelecer o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Itália”, completou.
Mattarella ressaltou que o encontro foi importante para fortalecer os vínculos. “Nós compartilhamos os mesmos objetivos, os mesmos valores e a mesma esperança para a humanidade”, disse.
Na tarde desta segunda, o presidente da Itália se reunirá com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nessa viagem, Mattarella ainda visitará Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.