metropoles.com

Com pneumonia, João de Deus ficará internado por mais 10 dias

Desde o mês de março, ele está no Instituto Neurológico de Goiânia. Segundo a defesa do médium, o quadro de saúde piorou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
João de Deus
1 de 1 João de Deus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O médium João de Deus ficará internado por mais 10 dias após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde o mês de março, ele está no Instituto Neurológico de Goiânia. De acordo com uma nota divulgada pelo hospital, João de Deus “está em tratamento de pneumonia com a previsão de usar antibiótico venoso por mais cinco dias”. As informações são do portal G1.

Preso desde dezembro de 2016, o médium é acusado de abuso sexual em série durante atendimentos espirituais, na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia (GO).

Inicialmente, o período de tratamento médico seria de quatro semanas. Com o agravamento do quadro de saúde do médium, o advogado Alberto Toron, que o representa, fez o pedido de mais 10 dias à Justiça. “Não há condições para seu retorno ao Centro de Custódia”, teria alegado Toron.

O advogado teria apresentado, também, um boletim médico que não informa previsão de alta hospitalar, apenas um tratamento com antibiótico venoso. Ao fim do novo prazo, atualizações médicas sobre o líder espiritual devem ser apresentadas à Justiça.

Transferência
Na época da transferência, em março, a defesa apresentou documentação por determinação do STJ para demonstrar a gravidade do estado de saúde do médium. Ele tinha um aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura, sendo necessário o controle adequado da pressão arterial.

Toron sustentou, ainda, que a unidade prisional em que o líder espiritual se encontrava não tinha médicos suficientes para o acompanhamento de todos os presos e que a medicação administrada ao paciente era inapropriada.

Agora no hospital, o médium fica em um quarto isolado, com 20 m², uma antessala, televisão, frigobar, banheiro privativo e ar-condicionado.

Habeas Corpus
João de Deus teve habeas corpus concedido pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), mas continua preso. A decisão do colegiado em Goiânia foi unânime e ocorreu em 12 de março, após pedidos da defesa.

A solicitação de soltura analisada ocorreu em relação à prisão de João de Deus e do filho dele, Sandro Teixeira, por suspeita de tentar coagir testemunhas de suposto assédio cometido pelo médium. Como existem outros mandados de prisão, o médium continua preso. Sandro teve a liberdade concedida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?