Compartilhar notícia
São Paulo – O estado de São Paulo deve anunciar na quarta-feira (24/2) novas restrições recomendadas pelo Centro de Contingência para tentar segurar o avanço da Covid-19 no estado. Segundo João Gabbardo, coordenador-executivo do comitê, o governo analisa e prepara atos do ponto de vista jurídico para que medidas adicionais ao Plano São Paulo entrem em vigor na sexta-feira (26/2).
“O Centro de Contingência apresentou recomendações extraordinárias. São recomendações que, obviamente, vão tratar da redução de mobilidade, que é o que a gente pode fazer para reduzir a transmissibilidade. Independente de ser ou não ser variante, a forma de reduzir é a mesma”, afirmou o coordenador-executivo do Centro de Contingência, em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.
A preocupação do comitê é com o aumento no número de pacientes de Covid-19 internados em UTI no estado, que chegou nesta segunda-feira ao recorde 6.410. Até então, o pico havia sido registrado em julho do ano passado, com 6.257 pessoas na UTI.
“Isso pode significar que mesmo que não tenha ocorrido um aumento tão significativo de novos casos na UTI, a permanência desses pacientes na UTI tem sido maior. Isso pode significar que os pacientes estão sendo internados em uma condição mais grave e que exige um tempo maior de utilização os equipamentos de UTI”, afirmou.
O estado de São Paulo já registra 57.842 mortes pela Covid-19 e um total de 1.978.477 casos. Além dos 6.410 internados em UTIs, mais 7.196 pessoas estão em leitos de enfermaria com a doença, totalizando mais de 13,6 mil pacientes em recuperação.