metropoles.com

Com pendências, Lula pede e Haddad cancela viagem para Europa

Viagem do ministro da Fazenda gerou nervosismo no mercado, em meio à subida do dólar e revisão dos gastos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, cancelou a viagem que faria na segunda-feira (4/11) para a Europa. Segundo a assessoria do titular da pasta, a suspensão ocorre por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A pedido do presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos”, diz a nota.

“Por essa razão, a viagem à Europa, prevista para segunda-feira (4), não será realizada neste momento. A agenda em questão será retomada oportunamente”, informa o texto.

Com a ida ao velho continente, o ministro ficaria fora de Brasília até o dia 11 de novembro. O ambiente tenso na economia impede que Haddad se ausente por tanto tempo.

Entre as pendências, a principal é a revisão dos gastos públicos. A ideia era que enquanto o ministro viajava os técnicos seguiriam fazendo estudos e projeções, mas a falta de Haddad impossibilitaria qualquer anúncio sobre a eventual solução.

Além disso, a expectativa da viagem do titular da Fazenda mexeu no mercado, em meio ao maior valor de cotação do dólar durante o novo governo Lula. Na sexta-feira (1º/11), a moeda subiu a R$ 5,87.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?