metropoles.com

Com parceria da Interpol, PF faz operação contra abuso sexual infantil

Ação combate produção, posse e compartilhamento, pela internet, de fotografias e vídeos de violência sexual contra crianças e adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
pf
1 de 1 pf - Foto: PF/Divulgação

Na manhã desta terça-feira  (8/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação A Caçada, com o objetivo de combater abuso sexual infantil e produção, posse e compartilhamento, pela internet, de fotografias e vídeos de violência sexual infantojuvenil. As ações ocorrem no Rio de Janeiro.

As investigações contaram com a cooperação da Interpol, em Roma, que encaminhou informações obtidas pela Unidade de Crimes Cibernéticos, em Milão.

Os policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão nos seguintes municípios do estado: Rio de Janeiro (Tijuca), Niterói, Volta Redonda, Macaé e Campos dos Goytacazes. Uma pessoa foi presa em flagrante.

O Núcleo de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil (Nurcop), com a utilização de ferramentas específicas e o monitoramento, identificou uma rede que distribuía para pessoas de diversos países arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Nas imagens, há abusadores do sexo masculino e do feminino.

2 imagens
Computador apreendido
1 de 2

Local de busca e apreensão

PF/Divulgação
2 de 2

Computador apreendido

PF/Divulgação

Os materiais apreendidos, em especial equipamentos eletrônicos, como notebooks, HDs e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das diligências policiais.

A PF destaca que, por si só, o simples fato de armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, ainda que não haja compartilhamento, configura o crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, 2ª Vara Federal Criminal de Volta Redonda e 2ª Vara Federal Criminal de Niterói.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?