metropoles.com

Com ministros, Lula define prioridades do governo em pós-operatório

Lula reuniu ministros para discutir pautas prioritárias. Ele ficará afastado do Planalto após cirurgia de quadril na sexta-feira (29/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula e ministros no PAC seleções
1 de 1 Lula e ministros no PAC seleções - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Às vésperas da cirurgia no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros e líderes do governo no Congresso Nacional para uma reunião no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (27/9), com objetivo de definir as prioridades da gestão federal para as próximas duas semanas, enquanto ele se recupera da operação.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a reunião com Lula pela manhã foi concentrada em duas pautas principais: reforço do que serão as pautas prioritárias do governo no Congresso e detalhamento das ações de enfrentamento à tragédia causada pelos ciclones no Rio Grande do Sul (RS).

O mandatário se ausentará do Palácio do Planalto durante o período de recuperação da cirurgia para tratar uma artrose na região do quadril. O problema tem causado fortes dores no petista e só pode ser resolvido cirurgicamente, em procedimento que será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O procedimento ocorrerá na próxima sexta-feira (29).

Participaram da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin (Ministério da Indústria e Comércio), os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Secom) e o senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP).

Também foram convidados os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner, e na Câmara, José Guimarães, mas eles não puderam comparecer em função das agendas nas duas Casas.

Na tarde desta quarta, o mandatário se reúne pela primeira vez com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para tratar das medidas federais destinadas à região. O encontro antecede viagem de ministros e da primeira-dama, Janja da Silva, para o estado na quinta-feira (28/9).

“O presidente queria, antes de se preparar para a cirurgia, poder tratar um pouco da pauta desta semana e da semana que vem no Congresso Nacional”, detalhou Padilha.

Agendas do governo no Legislativo

O ministro das Relações Institucionais detalhou que a orientação do presidente é foco na aprovação do programa Desenrola no Senado, em prazo adequado para a sanção do presidente; no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 136/2023, que versa sobre a compensação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos estados e municípios; e nas perspectivas para aprovação da reforma tributária no Senado.

“Reforçamos ainda no Senado o debate da reforma tributária. Definimos uma agenda de conversa minha e do ministro Fernando Haddad com o relator Eduardo Braga (MDB-AM), nessa fase de conclusão do relatório dele, que deve ser apresentado em outubro no Senado”, prosseguiu.

Lula deve ficar pelo menos três semanas afastado do Planalto durante o período de convalescença. O mandatário, no entanto, deve voltar a despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, conforme a liberação médica para retomar as atividades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?