metropoles.com

Com Michelle Bolsonaro, Weintraub defende educação de surdos e cegos

O encontro discute a formulação de políticas públicas para a formação de professores bilíngues. O evento trata da Nova Política Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. Metrópoles
weintraub-e-michelle-bolsonaro
1 de 1 weintraub-e-michelle-bolsonaro - Foto: André Borges/Esp. Metrópoles

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, participaram da abertura do Seminário de Gestores Estaduais sobre Educação de Surdos, Surdocegos e Deficientes Auditivos nesta quinta-feira (22/08/2019).

O encontro discute a formulação de políticas públicas para a formação de professores bilíngues. O evento técnico trata da Nova Política Nacional de Educação Especial. O documento muda o entendimento de ensino e aprendizagem para estudantes com surdos, cegos e deficientes auditivos.

Representantes de 26 estados e do DF participam da reunião técnica. A intenção é debater os critérios para atualizar a política de educação especial, implementada em 2008.

Em libras, Michelle destacou que o Brasil vive um novo momento para a educação de surdos. “O ensino bilíngue é um processo de legitimação. Aprender a sua língua não significa segregar, mas valorizar as diferenças”, defendeu.

Weintraub ressaltou que o ensino bilíngue traz independência e valorização aos deficientes. “As pessoas têm o direito de fazerem o que quiser e de serem felizes”, ponderou. O ministro reclamou de críticas da imprensa à sua gestão. “Tentam nos denegrir, mas continuamos trabalhando”, finalizou.

No evento, a idealizadora do Hospital da Criança e ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Ribeiro Peliz, assumiu a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (MEC).

No discurso, Ilda comemorou: “A aderência da minha luta e pela minha experiência me fazem ter capacidade para assumir a secretaria. O governo já enxerga as diferenças, promove a equidade, mas precisamos fazer mais. De maneira que ninguém fique de fora”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?