Com mais de 70% de ocupação, São Paulo volta a abrir leitos Covid
Capital passa a ter 1.241 vagas em hospitais municipais exclusivos para Covid. Em um mês, internações aumentaram 361% na cidade
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Com um crescimento de 361% de internações de pacientes com Covid-19 em um mês em São Paulo, a prefeitura abriu novos leitos exclusivos para atender a demanda. O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou nesta terça-feira (25/1) que a cidade passa a ter 1.241 leitos Covid-19 em nove hospitais municipais.
O número considera tanto vagas de enfermaria quanto Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Aumentamos 50 leitos de UTI no Hospital Parelheiros, e 82 leitos normais, hoje nós temos 1.241 leitos em nove hospitais da prefeitura, dos 30 da cidade. E nós temos condição, caso continue crescendo a necessidade de internações, de abrir novos leitos rapidamente”, afirmou.
Esta é a segunda vez no mesmo mês que a prefeitura amplia a rede: em 13 de janeiro, o número de vagas aumentou de 443 para 1.110 leitos exclusivos para Covid.
De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde da noite da última segunda (24/1), a cidade tem taxa de ocupação de 72% tanto dos leitos de UTI, quanto de enfermaria, com 821 pacientes internados. Para efeitos de comparação, em 24 de dezembro, um mês atrás, eram 178 pessoas hospitalizadas – um aumento de 361%.
Nos últimos cinco dias, a capital tem registrado mais de 70% de ocupação – no último domingo (23/1), chegou a 77%. Desde junho do ano passado, a cidade não chegava a um nível de hospitalização tão intenso.
Mas apesar do aumento vertiginoso de casos e internações, os óbitos não têm acompanhado o mesmo crescimento. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias em São Paulo foi de 12,8.
“Em 27 de abril do ano passado foram 247 óbitos, isso se deve muito a essa condição que os municípios têm hoje de atender a todos que precisam de tratamento. E segundo, obviamente, a questão mais importante foi a adesão massiva que a população teve à vacinação, que protegeu. E agora temos a vacinação das crianças”, afirmou Aparecido.
O secretário participou, junto ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), da inauguração de novas alas no Hospital Integrado Santo Amaro, na zona sul. Agora, a unidade passará a fazer mais de 500 procedimentos cirúrgicos, além de ter ganhado 60 novos leitos.