Com mais 4 casos identificados, SP já tem 17 infectados pela Ômicron
Todos os envolvidos estão sendo acompanhados por profissionais da SMS e já concluíram o período de quarentena
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro novos casos da variante Ômicron foram identificados em São Paulo, capital, nesta segunda-feira (20/12), segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Dessa forma, já são 17 os casos confirmados da nova variante na cidade.
Os pacientes apresentam sintomas leves, negam viagens ao exterior e contatos sem sintomas. Ainda de acordo com a SMS, nenhum desses novos casos está relacionado ao paciente de 67 anos diagnosticado com a Ômicron no dia 10 deste mês.
Todos os envolvidos estão sendo acompanhados por profissionais da SMS e já concluíram o período de quarentena – a amostra é de 12 dias atrás e, agora, estão saindo os resultados dos sequenciamentos.
A vigilância genômica é feita em parceria entre prefeitura e o Instituto Butantan. São cerca de 300 amostras de RT-PCR positivas para Covid-19 semanalmente.
Os testes são pelo método antígeno em pacientes com sintomas gripais. A medida contribui para identificar os casos com maior rapidez e manter o monitoramento do paciente na cidade de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo já confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus. Isso significa que já não é mais possível rastrear a origem da infecção pela nova variante.