metropoles.com

Com luzes amarelas, STF participa de campanha contra hepatites virais

O prédio da Corte Suprema ficará iluminado com a cor amarela até o fim do mês dentro da campanha “Julho Amarelo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/SCO/STF
imagem colorida do prédio do STF com iluminação amarela para campanha do Julho Amarelo, em prevenção à hepatite - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do prédio do STF com iluminação amarela para campanha do Julho Amarelo, em prevenção à hepatite - Metrópoles - Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou participação na campanha “Julho Amarelo”. O prédio da Corte recebeu iluminação amarela para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei 13.802/2019.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus e pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais são classificadas pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E e existem diversas formas de transmissão. São elas: por via fecal-oral (tipos A e E), especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; por relação sexual desprotegida (tipo B); pelo contato com sangue contaminado (tipos B e C), através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; e da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical).

As hepatites D e E são causadas por vírus próprios (VHD e VHE, respectivamente), sendo o tipo D causado apenas em pacientes infectados pelo tipo B.

Vacinação

No Brasil, existem vacinas para os tipos A e B, sendo a segunda também eficaz contra o tipo D. As demais formas de prevenção à doença são com medidas relacionadas à higiene e ao não compartilhamento de objetos pessoais, ao uso de preservativos e ao melhoramento das condições de saneamento básico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?