Com Lula, Xi Jinping ressalta “amizade profunda” entre Brasil e China
Presidentes do Brasil e da China assinaram 37 acordos, incluindo plano geral de cooperação para os próximos 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da China, Xi Jinping, exaltou a relação com o Brasil, em declaração à imprensa no Palácio da Alvorada, após reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (20/11).
“Eu fico contente de perceber essa amizade profunda com a China. Agora mesmo tive uma reunião cordial e amistosa com o presidente Lula”, declarou o líder chinês.
Xi e Lula assinaram um total de 37 acordos que preveem uma série de medidas de diferentes tipos, desde abertura de mercado para produtos agrícolas até cooperação tecnológica e intercâmbio educacional.
Em sua fala, Lula lembrou que o Brasil é o principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pelos chineses. Além disso, ressaltou a importância do país de Xi em parcerias para obras de infraestrutura.
Parceria estratégica global
Os dois presidentes decidiram batizar o plano de parceria estratégica global para os próximos 50 anos de “Comunidade de futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta sustentável”.
O plano prevê cooperação na infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial.