Com Lula, G20 lança prévia de programa global contra a fome
Bolsa Família, programa brasileiro, é uma das inspirações para a Aliança Contra a Fome. Bangladesh também deverá contribuir ao projeto
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil fará, nesta quarta-feira (24/7), o pré-lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante o encontro do G20, o Grupo dos Vinte, no Rio de Janeiro. O programa ainda está sendo delimitado, com inspiração em moldes do Bolsa Família, e sua versão final será apresentada em novembro na cúpula da instituição, também em solo carioca.
A agenda de quarta foi descrita como uma reunião ministerial especial, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina. Também participarão ministros de outros países, principalmente os chefes de pastas ligadas ao desenvolvimento. Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Fernando Haddad, da Fazenda, representam o Brasil nesta rodada de conversas.
A partir desta quarta, países e instituições financeiras poderão aderir à aliança. Ao longo do ano, Lula tem viajado a diferentes países e recebido líderes para panfletar a iniciativa. A expectativa é que Brasil e Bangladesh sejam os primeiros integrantes do grupo.
Bangladesh é tido como uma peça importante da aliança, assim como o Brasil, por já ter experiência em programas sociais ligados à melhora de vida. O Bolsa Família é um dos modelos norteadores do novo projeto por ser uma forma de apoio ao acesso à saúde e educação.
Por enquanto, os países do G20 trabalham em um pré-compromisso para a aliança, com regras mínimas de funcionamento e determinação de quais órgãos cuidarão do programa após o lançamento, já que a presidência do grupo é temporária.
Segundo o Itamaraty, todas as nações do mundo poderão participar do projeto, seja como cooperador, doador de recursos ou beneficiário. Além das nações, podem contribuir bancos, instituições filantrópicas e organizações internacionais.
Além do pré-lançamento da aliança global, ocorre nesta quarta-feira a divulgação do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, conhecido como Mapa da Fome.
O documento trará os dados atualizados sobre fome, segurança alimentar e nutrição no Brasil e no mundo.
Reforma na ONU
Além do combate à fome, outro tema é avaliado com bom avanço pelo Itamaraty: a reforma da governança global. Há expectativa para uma reunião de chanceleres em setembro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), para debater o tema.
A atual configuração da ONU é alvo de críticas de Lula. No último ano, o presidente apontou a demora na aprovação de uma resolução para o conflito na Faixa de Gaza e a falta de inclusão de países da América Latina e África nos assentos permanentes.