Com lockdown, Batatais (SP) fecha supermercados a partir desta terça
Cidade tenta evitar colapso impondo o confinamento na cidade após alta de internações e mortes por Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Batatais, município na região metropolitana de Ribeirão Preto, vai fechar supermercados a partir desta terça (18/5). O atendimento com entrega a domicílio, no entanto, será permitido. Essa situação se alongará até o dia 31 de maio, data em que o lockdown na cidade deve terminar.
A medida foi implantada para evitar o colapso no sistema de saúde da cidade. No domingo (16/5), a ocupação dos leitos de tratamento de pessoas com Covid-19 chegava a 93%. A cidade, que tem 62.980 habitantes, acumula 4.780 casos de Covid-19 e 107 mortes.
O decreto de Batatais, assinado pelo prefeito Juninho Gaspar (PP), entrou em vigor no dia 15/5 (sábado) e estabelece o mais longo confinamento dentre os municípios paulistas que optaram pelo lockdown: serão 16 dias. Para efeito de comparação, o lockdown de Araraquara durou 10 dias.
Os mercados, no entanto, ainda funcionaram entre sábado e esta segunda (17/5), com horário estendido para que os munícipes pudessem se abastecer para o período de confinamento sem fazer aglomerações.
Além de mercados, outros estabelecimentos como padarias, distribuidores de gás, restaurantes e lanchonetes só poderão atender sob demanda por telefone ou Internet com entrega a domicílio (delivery).
Pessoas que forem flagradas descumprindo lockdown serão multadas em até R$ 4,3 mil.