Com lockdown, Araraquara tem queda na taxa de novos casos de Covid-19
Segundo Secretaria de Saúde da cidade, taxa de positivação em novos testes de Covid-19 caiu de 50% para 23% após 15 dias de lockdown
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Após 15 dias de lockdown, a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, registra redução na taxa de positivação em novos testes de Covid-19: a queda foi de 50% para 23%.
O lockdown em Araraquara começou em 21 de fevereiro. Naquele momento a cidade recorde de 248 registros. Pesou na decisão pelo lockdown também o alto índice de pessoas infectadas na cidade pela variante P.1., mais transmissível e que agrega maior carga viral, dizem estudos recentes.
Segundo pesquisas, estima-se que 93% dos casos de Covid-19 na cidade são da variante P.1. Araraquara começou o ano com 378 casos e, após a chegada da variante, o número saltou para 1.277 casos, na semana de início do lockdown.
No boletim epidemiológico de segunda-feira (8/3), a cidade registrou apenas 58 novos casos, que se somam a um total de 15.577 infectados durante toda a pandemia.
A prefeitura pretende prolongar a restrição total de circulação por mais tempo porque outros indicadores ainda não baixaram o suficiente.
A taxa de ocupação em leitos de UTI que ficou em 100% por dez dias, agora está em 93%, índice muito alto, levando em conta que a cidade viu a abertura de novos leitos no período, usando até o espaço de uma igreja mórmon. O número de óbitos segue também estável.
A meta da prefeitura é estudar a volta da circulação da população apenas quando a taxa de casos positivos cair para 5%.