metropoles.com

Com a chegada de Dino, Cármen Lúcia será a única mulher no STF

STF tem apenas uma mulher entre os 11 ministros. Próxima vaga para a Corte deverá ser aberta apenas em 2028

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Plenário do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A confirmação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) marca a manutenção de um quadro de pouca diversidade na Corte.

Caso o nome de Dino seja aprovado pelo Senado Federal, a ministra Cármen Lúcia será a única mulher, entre 11 integrantes, a ocupar uma cadeira no tribunal. O cenário deve se manter pelo menos até 2028, quando o ministro Luiz Fux se aposenta e deixa uma vaga em aberto.

A indicação de Dino, apesar de bem recebida por governistas e pelos futuros colegas de Corte, contraria setores da sociedade, sobretudo movimentos sociais, que pressionavam pela nomeação de uma mulher negra e progressista ao STF.

Em 132 anos, o tribunal teve somente três ministros negros — todos homens — e três mulheres, brancas. Anteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a sinalizar que a diversidade não seria critério para a escolha do ministro.

Após o anúncio, o grupo formado pela Coalização Negra de Direitos, pelo Instituto de Defesa da População Negra e pela iniciativa Mulheres Negras Decidem publicou uma nota alegando que a pauta é inegociável e que reduzir o número de mulheres na composição da Corte é “grave”.

“Apesar disso, parabenizamos o ministro Flávio Dino pela indicação ao STF e avalimos que a Campanha Ministra Negra no STF o fortaleceu, enquanto quadro técnico-jurídico de posições políticas públicas progressistas”, ponderaram as entidades.

Diversidade de gênero

A paridade de gênero era uma das bandeiras defendidas por Lula durante a campanha. O petista iniciou o governo com 11 mulheres à frente de ministérios, a maior marca desde a redemocratização. Além disso, colocou nomes femininos no comando do Banco do Brasil — a primeira da história — e da Caixa Econômica Federal.

No entanto, em menos de um ano, o número de mulheres em postos do alto escalão vem diminuindo. O governo Lula demitiu três delas para acomodar indicados do Centrão. A primeira delas foi Daniela Carneiro, ex-ministra do Turismo, que deixou o cargo para dar lugar a Celso Sabino.

Mais recentemente, Ana Moser, do Ministério do Esporte, e Rita Serrano, então presidente da Caixa Econômica Federal, deram lugar a André Fufuca (PP-MA) e Carlos Antônio Vieira Fernandes, respectivamente.

Próximas vagas

A indicação de Flávio Dino ao STF deve ser a última de Lula neste mandato. Ele havia nomeado Cristiano Zanin para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski.

A sucessão de ministros, geralmente, ocorre quando o titular atinge a idade limite para o exercício das funções, de 75 anos. As próximas cadeiras que devem ficar vagas são do ministro Luiz Fux (2028) e Cármen Lúcia (2029).

Veja as datas:

  • Luiz Fux (abril de 2028);
  • Cármen Lúcia (abril de 2029);
  • Gilmar Mendes (dezembro de 2030);
  • Edson Fachin (fevereiro de 2033);
  • Luís Roberto Barroso (março de 2033);
  • Dias Toffoli (novembro de 2042);
  • Alexandre de Moraes (dezembro de 2043);
  • Kassio Nunes Marques (maio de 2047);
  • André Mendonça (dezembro de 2047);
  • Cristiano Zanin (novembro de 2050).

O nome de Dino precisa ser validado pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário do Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?