metropoles.com

Com IFA, Butantan e Fiocruz voltam a fabricar vacina contra Covid

Butantan já havia anunciado o retorno mais cedo. Nesta terça-feira (25/5), Fiocruz também divulgou a retomada da produção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ministério da Saúde
ifa no aeroporto
1 de 1 ifa no aeroporto - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Rio de Janeiro – A produção da vacina Oxford/Astrazeneca foi retomada nesta terça-feira (25/5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A fabricação do imunizante havia sido suspensa na última quinta-feira (19/5) por falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). Mais cedo, o Butantan também anunciou o retorno à produção da Coronavac.

A retomada da produção foi possível após a chegada de uma nova remessa da matéria-prima, vinda da China, que chegou no sábado (22/5), em quantidade suficiente para entregar 12 milhões de doses. Isso significa que a produção da vacina está garantida até a terceira semana de junho.

Atualmente, a capacidade de produção da fundação atinge cerca de 1 milhão de doses por dia. “O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”.

Butantan

Mais cedo, o governo de São Paulo anunciou que o Instituto Butantan voltaria a produzir a vacina Coronavac ainda nesta terça-feira (25/5). A retomada se dá devido ao envio de insumo farmacêutico ativo (IFA) pela China. A estimativa é que o material enviado na segunda (24/4), chegue na tarde de hoje à capital do estado.

Com a chegada do IFA, a entrega do imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) deve se dar entre 15 a 20 dias.

Foram enviados da China 3 mil litros de IFA. De acordo com o Butantan, essa quantia será produzida 5 milhões de doses do imunizante contra o novo coronavírus.

O contrato do Butantan com o laboratório Sinovac Biotech ainda prevê a entrega de mais 15 mil litros de insumos nas próximas semanas.

Três vacinas contra a Covid-19 são autorizadas no Brasil: a Astrazeneca (Fiocruz) e a Coronavac (Butantan), imunizantes produzidos no país, e a vacina da Pfizer, que é importada dos Estados Unidos.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?